A CL

Órgãos Sociais

Mesa da Assembleia Geral
CargoNomeDesignaçãoMandato
FormaData
PresidenteDr. João Filipe Chaveiro LibórioAssembleia Geral17-06-20212021 – 2023
SecretárioDr. Pedro Leonel Coquenim de Azevedo CanteiroAssembleia Geral17-06-20212021 – 2023
 
Conselho de Administração
CargoNomeDesignaçãoMandato
FormaData
PresidenteEng.º Eduardo Oliveira e SousaDeliberação Social Unânime por Escrito31-07-20242024 – 2026
VogalDr.ª Sónia FerreiraDeliberação Social Unânime por Escrito31-07-20242024 – 2026
VogalEng.º Rui Veríssimo BatistaDeliberação Social Unânime por Escrito31-07-2024

2024 – 2026

 
Conselho Fiscal
CargoNomeDesignaçãoMandato
FormaData
PresidenteDr. José Manuel Fusco GatoAssembleia Geral17-06-20212021 – 2023
VogalDra. Vanda Cristina Dias MarquesAssembleia Geral17-06-20212021 – 2023
VogalRSM & Associados, SROC, Lda., ROC n.º 21, representada pelo Dr. Joaquim Patrício da Silva, ROC n.º 320Assembleia Geral17-06-20212021 – 2023
Vogal SuplenteDr. António Jose Lino Patrocínio Santos, ROC n.º 840Assembleia Geral17-06-20212021 – 2023

Presidente: Dr. João Filipe Chaveiro Libório

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciatura em Economia e Gestão de Empresas – Opção Economia

Engª. Fixed Income and Profile Strategies 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 

De 2017 a 2022- Professor convidado nos programas de Master in Finance e Master in Finance and Control, onde lecionou o curso “Financial Forensics – Como Detectar Fraude Financeira.

De 2007 a 2011 – Director Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo
De 2009 a 2011 – Presidente da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Alentejo
Se 2007 a 2011 – Membro da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER)
De 2007 a 2011 – Coordenador da Medida Maris da Intervenção Operacional Regional do Alentejo
De 2005 a 2007 – Secretário Geral do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas
De 2003 a 2005 – Administrador não Executivo na Empresa Águas do Centro Alentejo
De 1996 a 2002 – Secretário Geral do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas
De 1986 a 1996 – Director de Serviços de Gestão e Administração da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo
De 1981 a 1986 – Chefe de Repartição de Administração Financeira da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo
De 1979 a 1981 – Técnico Comercial da Companhia Europeia de Seguros
De 1972 a 1979 – Professor dos Ensinos Preparatório e Secundário

Outras Actividades:
De 2013 a 2017 – Vereador sem pelouros na Câmara Municipal de Mora
De 2009 a 2013 – Deputado Municipal na Câmara Municipal de Mora
De 2002 a 2005 – Vereador Executivo na Câmara Municipal de Évora

Formação Profissional:
Participação em várias acções e seminários entre os quais:
Em 2007 – Acção de Formação em Gestão por Objectivos com Balanced Score Card
Em 2006 – Participação em Tampere, Finlândia, na 4ª Conferência para a Qualidade nas Administrações Públicas da União Europeia
Em 1990 – Frequência de acção de formação sobre Gestão Financeira e o Desenvolvimento na Empresa no Centro de Informação, Formação e Aperfeiçoamento em Gestão (CIFAG)
Em 1987 – Participação no Seminário “Portugal na Comunidade Europeia” organizado pela Secretaria de Estado da Integração Europeia e Comissão de Coordenação da Região Alentejo

Secretário: Dr. Pedro Leonel Coquenim de Azevedo Canteiro

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Licenciado em Gestão de Empresas (pré Bolonha), pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (2003/2007)
Programa de Finanças, Controlo de Gestão e Sustentabilidade, pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (2020)
Pós-Graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária, pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (2021/2022)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Técnico na Área Comercial na Sociedade Montepio Geral (2007/2008)
Auditor financeiro na Sociedade BDO & Associados, SROC, Lda. (2008/2018)
Economista na Direção de Assessoria Técnica e Acompanhamento de Empresas na Sociedade Parpública – Participações Públicas (SGPS), S.A. (2018/—-)
Secretário da Mesa da Assembleia Geral na Sociedade Companhia das Lezírias, S.A. (mandato 2021/2023)

Presidente: Eng.º Eduardo Oliveira e Sousa

Engenheiro Agrónomo, com formação em Gestão para executivos, ex-Deputado eleito no distrito de Santarém, foi presidente da CAP, Confederação dos Agricultores de Portugal entre 2017 e 2023. No seu vasto currículo, sempre ligado ao setor agrícola, destacam-se a Direção Agrícola da Estação Zootécnica Nacional, a docência na Escola Superior Agrária de Santarém, a Direção Agrícola da SUCRAL e, em particular, a Direção Executiva e Representante do Estado na Associação de Regantes do Vale do Sorraia. Desde estudante está ligado à Gestão agro-pecuária e florestal em propriedades da sua família no Ribatejo e Alentejo.


Vogal: Dr.ª Sónia Ferreira

Licenciada em Relações Internacionais e com mestrado em Gestão, vereadora na Câmara Municipal de Benavente, consultora da Firstrule, Telecom and Energy Solutions, Gestora da Agrifresh, Consultadoria Agrícola. Tem uma diversificada experiência profissional designadamente nos setores das Energias Renováveis, da Comunicação e da Formação, passou pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e pela Presidência do Conselho de Ministros, durante o XIX Governo Constitucional e tendo sido deputada na XIV legislatura, eleita pelo distrito de Santarém.


Vogal: Eng.º Rui Veríssimo Batista

Agricultor, empresário e Presidente da Associação de Regantes de Campilhas e Alto Sado, vogal da FENAREG, vogal da Direção da Associação de Desenvolvimento Local Terras Dentro, membro do Observatório de Agricultura da Sedes, entre outros. Foi gerente da Conqueiros Invest, é cronista regular na comunicação social e tem dedicado particular atenção aos temas da sustentabilidade, nomeadamente sobre a água, a preservação ambiental e a inovação tecnológica no setor agrícola.

 

Presidente: Dr. José Manuel Fusco Gato

Formação académica :
Licenciatura em Gestão e Organização de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)
Especialização em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Évora
Pós-Graduação em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Gestão (ISG)

Atividade profissional:
Desde 2016 – Diretor de Serviços na Direção Geral do Tesouro e Finanças (Gabinete de Apoio e Coordenação do Sector Empresarial do Estado).
Desde 2016 – Vogal do Conselho Fiscal da Oitante, S.A.
Desde 2022 – Vogal do Conselho Fiscal das sociedades Transportes Aéreos Portugueses, SA; TAP – Transportes Aéreos Portugueses, SGPS, S.A. e Portugália – Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos, S.A.
De 2018 a 2021 – Presidente do Conselho Fiscal da RTP – Radio e Televisão de Portugal, S.A.
De 2012 a 2018 – Vogal do Conselho Fiscal da RTP – Radio e Televisão de Portugal, S.A.
De 2014 a 2017 – Vogal do Conselho Fiscal da SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, Instituição Financeira de Crédito, S.A.
De 2012 a 2016 – Técnico Superior na Direção Geral do Tesouro e Finanças (Gabinete de Apoio e Coordenação do Sector Empresarial do Estado).
De 2008 a 2011 – Diretor de Serviços na direção do acompanhamento das Empresas e Parcerias Público-Privadas, no Gabinete de Planeamento Estratégico e Relações Internacionais do Ministério das Obras Pública Transportes e Comunicações.
De 1996 a 2007 – Inspetor na Inspeção-Geral de Finanças (IGF)

 

Vogal: Dra. Vanda Cristina Dias Marques

Formação Académica/Qualificações Académicas:
Curso de Licenciatura em Gestão de Empresas – ISG – 1995/2000
Pós-Graduação em Análise Financeira – ISEG/IDEFE – 2002/2003
Especialização em Fiscalidade – ISCTE/OVERGEST – 2004/2005

Experiência Profissional:
Atualmente é parte integrante da Direção de Assessoria Técnica e Acompanhamento de Empresas da PARPÚBLICA – PARTICIPAÇÕES PÚBLICAS SGPS, S.A.
– Apoio à Direção e Órgãos de Gestão na vertente de acompanhamento financeiro e técnico das participadas do Grupo PARPÚBLICA;
– Preparação e acompanhamento dos processos de compra e/ou venda de ativos;
– Análise financeira, análise das demonstrações financeiras e outros reportes financeiros com vista à produção de recomendações;
– Acompanhamento dos principais rácios de gestão, relatórios de evolução, identificação de variáveis estratégicas por empresa ou grupo de empresas que permitam o acompanhamento do modelo de negócio;
– Total apoio na elaboração dos planos de atividade e orçamento;
– Responsável pelo acompanhamento das participadas da Parpública no que diz respeito à prestação de informação financeira;
– Responsável pelo reporte de informação para as Entidades de Supervisão e Controlo (como sejam Direção Geral do Tesouro e Finanças, Direção Geral do Orçamento, Inspeção Geral de Finanças, Tribunal de Contas, Banco de Portugal, CMVM, entre outras);
– Responsável pela fiabilidade e controlo da informação prestada pelas participadas da PARPÚBLICA;
– Responsável pelo acompanhamento/atualização do SIRIEF – Sistema de reporte de informação financeira junto das participadas.
Anteriormente em outros cargos (como requisitada à PARPÚBLICA SGPS S.A.), foi Assessora do Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas Transportes e Comunicações no ano 2007/2008.
– Responsável pelo acompanhamento dos processos relativos às Concessões: Túnel do Marão, Douro Litoral, Grande Lisboa, Douro Interior, AE Transmontana, Baixo Tejo, Baixo Alentejo, Litoral Oeste, Algarve Litoral, Pinhal Interior, AE Centro, Alto Alentejo (Responsável pela análise das propostas dos concorrentes, estudos económicos e financeiros, análise de viabilidade económica e estrutura de financiamento)
– Responsável pela implementação do Modelo de Gestão e Financiamento da Rede Rodoviária.
– Preparação do estudo de regime de cobrança de taxas de portagem em todas as auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT).
– Colaboração na apresentação de candidaturas a financiamento comunitário no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) relativas a projectos a desenvolver em PPP.

ROC: Dr. Joaquim Patrício da Silva

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
•    Licenciado em Finanças, em 1968, pelo ISCEF – Instituo Superior de Ciências Económicas e Financeiras
•    Curso de Especialização em Advanced Management nos Estados Unidos da América (8 meses, em 1976).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
•    Director Financeiro da Companhia Mineira do Lobito, S.A – (1968/73)
•    Director Financeiro da ICESA – Construção Imobiliária – (1974/77)
•    Director Financeiro da ORMIS – Embalagens Metálicas, S.A. – (1977/78)
•    Director Financeiro da SECURITAS – Vigilância e alarmes, S.A. – (1978/81)
•    Membro de Órgãos de Fiscalização, na qualidade de Revisor Oficial de Contas e no Conselho Fiscal de várias empresas nacionais e estrangeiras, desde 1978
•    Frequência de vários cursos de formação profissional ministrados em Portugal e no estrangeiro.

OUTRAS QUALIFICAÇÕES TÉCNICAS
•    Revisor Oficial de Contas, nº 320, desde 1978
•    Administrador Judicial, Gestor e Liquidatário Judicial
•    Administrador de Insolvência (Dec-Lei nº 32/2004, 22 de Julho)
•    Membro da AEPPC – Association Européenne des Praticièns des Procedures
Collectives / INSOL – European Insolvency Practioners Association
•    Perito Independente (artº 93º da Lei Geral Tributária)

ATIVIDADES DESEMPENHADAS
•    Membro Suplente do Conselho Diretivo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
•    Membro do Conselho Superior da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
•    Membro do Conselho de Inscrição da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
•    Membro da Comissão de Estágio da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
•    Controlador da Comissão de Controlo da Qualidade da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
•    Docente na Cadeira de Gestão Financeira, no ISLA em 1977/79.

ROC Suplente: Dr. António José Patrocínio Santos

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
•    – Licenciado em Finanças, pelo ISCEF (atual ISEG), em 1975

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
•    Responsável Administrativo e Financeiro na CIPOL – Companhia Internacional de Petróleos, S.A. (Empresa petrolífera do Grupo Sousa Cintra) – (1994/98)
•    Responsável Administrativo e Financeiro na MITSUBISHI MOTORS DE PORTUGAL, S.A. – (1992/94)
•    Responsável Administrativo e Financeiro na CONSTRUDATA, LDA. (Empresa do grupo americano Mc Graw Hill) – (1989/92)

OUTRAS QUALIFICAÇÕES TÉCNICAS
•    Revisor Oficial de Contas, nº 840, desde 1992
•    Membro da Ordem dos Economistas
•    Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados
•    Frequência de vários Cursos de formação profissional nas áreas da auditoria, contabilidade e fiscalidade
•    Especialização em Risk-Management

ACTIVIDADES DESEMPENHADAS
•    Docente nas Cadeiras de Contabilidade e Economia, em 1976/85
•    Membro da Comissão de Controlo da Qualidade da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
•    Membro da Comissão de Inspection Program da RSM International.

Mandato

(Início – Fim)

CargoNome
Valor da Senha Fixado (€)Valor Bruto Auferido (€)Encargos PatronaisSeguro de Acidentes de TrabalhoCusto Total
2018 – 2020Presidente Dr. João Libório500,00500,00118,7511,68630,43
2018 – 2020Secretário Dr. Pedro Canteiro350,00350,0083,138,18441,31
   850,00850,00201,8819,861.071,74
Membro do Orgão de AdministraçãoDesignação
Fixado (S/N)Classificação (A/B/C)Remuneração Mensal Bruta
VencimentoDespesas de RepresentaçãoData
António SousaSimC4.578,201.831,282018/05/22
João PinhãoSimC3.662,561.465,032023/10/26
Isabel VinagreSimC3.662,561.465,032018/05/22
Membro do Orgão de AdministraçãoRemuneração Anual
Fixa (1)Variável (2)Valor Bruto (3)=(1)+(2)Reduções Remuneratórias (4)Valor Bruto Final (5)=(3)-(4)
Lei 12-A/2010
António Sousa86.070,16n.a.86.070,164.303,46 
Georgete Félix68.856,20n.a.68.856,203.442,82 
Isabel Vinagre68.856,20n.a.68.856,203.442,82 
Total223.782,56n.a.223.782,5611.189,10 
Membro do Orgão de AdministraçãoBenefícios Sociais (€)
Subsidio de RefeiçãoRegime de Protecção SocialEncargo AnualEncargo AnualOutros
Valor/DiaMontante Pago Ano (A)IdentificarEncargo AnualSeguro de SaúdeSeguro de VidaIdentificarValor
António Sousa6.911.386,18CGA19.419,60n.a.n.a.(a)100,00
Georgete Félix6.911.513,29CGA15.535,64n.a.n.a.(a)0,00
Isabel Vinagre6.911.305,99CGA15.535,64n.a.n.a.(a)100,00
Total 4.187,46 50.490,88n.a.n.a.n.a.200,00
(a) Subsídio de Saúde + Subsídio de Estudo dependentes
Membro do CAEncargos com Viaturas
Viatura Atri-buídaCelebração de ContratoValor de refe-rência de Viatura (€)Moda-lidadeAno InícioAno Termo
Valor da Renda Mensal (€)Gasto Anual com Rendas (€)Nº de Prestações Contra-tuais Rema-nescentes
António SousaSimSim58.431,21Renting20182022533,177.664,4019
Georgete FélixSimSim60.397,39Renting20182022501,417.188,0019
Isabel VinagreSimSim60.397,39Renting20182022501,417.186,9219
Membro do CAGastos anuais associados a Deslocações em Serviço (€)
Deslocações em ServiçoCustos com Alojamento
Ajudas de CustoOutrasGastoTotal com Viagens (∑)
IdentificarValor
António Sousa22,450,00n.a.n.a.n.a.22,45
Georgete Félix564,7668,64281,16n.a.n.a.914,56
Isabel Vinagre206,90250,00n.a.n.a.n.a.456,90

Cargo

Nome

Remuneração Anual Bruta (€)

Encargos Patronais

Seguro de Acidentes de TrabalhoCusto Total

Presidente

Joé Manuel Fusco Gato

9.680,38

1.965,14

236,13

11.881,65

Vogal

Vanda Cristina Dias Marques

7.260,24

1.473,84

177,08

8.911,16

  16.940,62

3.438,98

413,21

20.792,81

NomeValor Anual do Contrato de Prestação de Serviços (€)

Valor Anual de Serviços Adicionais (€)

Valor (1)Reduções (2)Reversão (3)

Valor Final (4)=(1)-(2)+(3)

RSM & Associados – SROC representada por Joaquim Patrício da Silva

17.305,56

n.a.

n.a.

17.305,56

n.a.

António José Patrocínio Santos

n.a.

n.a.

n.a.n.a.

n.a.

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