A Produção Agrícola – Milho e Forragens – são produzidos recorrendo a práticas ambientais – Proteção integrada (PI) e Modo de Produção Biológico (MPB).
A companhia das Lezírias cultiva, anualmente, no seu núcleo de produção de Catapereiro uma área de 336 ha de milho (sob pivô) em regime de Produção Integrada (PI) e cerca de 3 050 ha de prados permanentes biodiversos em regime de Modo de Produção Biológico (MPB) na Charneca.
A CL tem como grande objetivo a otimização do cultivo de milho, através da adoção gradual da Agricultura de Precisão / Smart Farming, que tem como finalidade, a sustentabilidade agronómica, económica e ambiental da atividade.
A área geográfica de produção da Carne ” COMPANHIA das LEZÍRIAS ” é constituída pelos cerca de 18.000 hectares da Companhia das Lezírias, localizada nos concelhos de Benavente, Vila franca de Xira e Salvaterra de Magos.
A área de pastoreio é de cerca de 9.000 hectares, repartidos por Lezíria, Charneca e Catapereiro.
Produção integralmente em área protegida: Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) e a sua Zona de Proteção Especial (ZPE).
As condições específicas de produção contribuem para que os seus produtos (animais desmamados) sejam de alta qualidade.
A especificidade dos bovinos produzidos na Companhia das Lezírias resulta dos seguintes fatores:
Os bovinos criados na Companhia das Lezírias, com um efetivo de cerca de 3000 cabeças de gado, provêm fundamentalmente de vacas das raças autóctones Mertolenga e Preta exploradas em linha pura:
Para além do pastoreio direto em ricas pastagens, para a eventualidade de ocorrência de carência forrageira decorrente de condições climatéricas adversas e para garantir forragem da melhor qualidade aos animais, a Companhia das Lezírias produz, todos os anos, cerca de 1 800 t de feno (consociações de gramíneas + leguminosas e vegetação espontânea).
Cria e Destino dos Produtos
Até ao desmame, as crias andam juntas com as mães na pastagem.
Após o desmame, machos e fêmeas são separados e agrupados por grupos homogéneos, consoante o objetivo a que se destina (reposição do efetivo reprodutor ou venda ao mercado).
Os grupos de animais destinados à reposição do efetivo são mantidos em regime extensivo (pastagens e fenos produzidos na CL). Os restantes animais são comercializados pela Companhia das Lezírias em idade de desmame.