A Companhia das Lezírias é uma das 82 empresas portuguesas que assina o manifesto “Rumo à COP26” promovido pelo BCSD Portugal
Documento surge a três meses da COP26 sobre o clima e apresenta 11 objetivos para travar as alterações climáticas
“Estamos num momento decisivo. É crucial aproveitar as lições da pandemia para acelerar a transição necessária e evidente a urgência da COP26 ser um sucesso, de forma a evitar consequências desastrosas para as sociedades e economias.”
Assim termina o manifesto lançado hoje pelo BCSD Portugal, a cerca de três meses da 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), que terá lugar em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro.
Sendo este um momento crítico para se cumprir o Acordo de Paris sobre o clima, um grupo de empresas-membro do BCSD Portugal e de membros do seu Conselho Consultivo destacam um conjunto de objetivos de grande relevância para que esta conferência seja um sucesso.
O manifesto corrobora a relevância desta conferência e sublinha os principais resultados esperados, através de 11 pontos que refletem os diferentes aspetos a considerar para aumentar a ambição da resposta global e coletiva, alinhada com o objetivo de limitar o aquecimento da Terra a 1,5⁰C, o que obriga a acelerar o processo de descarbonização em todo o mundo.
João Castello Branco, Presidente da Direção do BCSD Portugal, sublinha a importância desta iniciativa, explicando que “não podemos deixar que a ação climática se limite às políticas e iniciativas atualmente em curso, sob pena de isso resultar num aquecimento global no mínimo de 2,9⁰C” o que não é, de todo, compatível com a proteção que se ambiciona para o planeta e para a biosfera.
O Secretário-Geral do BCSD Portugal, João Meneses, reforça: “As empresas têm um papel decisivo na ação climática, não só pelos impactos das suas cadeias de valor, mas sobretudo pelo seu potencial de investimento, conhecimento e inovação.”
Saiba mais