É, pois, com naturalidade que tem vindo a apoiar diversos projetos de investigação relacionados com as suas áreas de atividade, quer participando ativamente quer financiando ou, apenas, disponibilizando espaço e recursos.
No âmbito da iniciativa Business & Biodiversity, a Companhia das Lezirias estabeleceu um compromisso com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) para o desenvolvimento de várias linhas de investigação aplicada.
Estudo das espécies de mamíferos que ocorrem, sua abundância e dispersão na Charneca da CL, bem como os fatores que as condicionam, nomeadamente no que respeita as práticas de gestão. Apoia e monitoriza o estabelecimento de corredores ecológicos entre zonas de abundância mais elevada e sem conexão.
Tem-se constatado uma elevada diversidade de mamíferos, estando esta associada à presença de linhas de água e a paisagens heterogéneas. Os menores índices de diversidade e abundância estão relacionados com maiores intensidades de pastoreio e habitats mais simplificados. Está em curso a instalação de uma sebe viva com vista à constituição de um corredor ecológico.
Proteção e recuperação da vegetação numa linha de água de regime torrencial com cerca de 7 km. Monitorização das aves ao longo da linha de água protegida e das testemunhas. Foram realizadas intervenções ao longo de 5,30 Km de linha de água com regularização do leito, colocação de vedação para proteção ao gado e plantação de salgueiros, freixos e roseiras bravas.
Estudo da biologia da dispersão das corujas que se concentram em grande número durante o verão na Lezíria Sul. Foram instaladas 16 caixas ninho que apresentaram produtividade média de 2,2 juvenis voadores/ninho. Estas aves foram anilhadas e algumas marcadas com rádios transmissores, o que permitiu a caracterização geral dos movimentos de dispersão pós-natal em termos de fenologia, padrões de aproximação ao estuário e relação com o habitat.
Estabelecimento das relações entre a disponibilidade de cavidades para a nidificação de aves insectívoras do pinhal bravo e do montado e a ocorrência das pragas florestais destes povoamentos.
Para os três projectos com a Universidade de Évora:
Apoio científico e monitorização do programa de recuperação das populações de coelhos da CL. Reprodução em cativeiro, captura e repovoamento em áreas com populações muito debilitadas.
Primeiro levantamento de espécies botânicas e habitats prioritários na CL para lá da informação existente e que consta do Plano de Gestão da Rede Natura 2000.
Resumo: A CL e os seus 6.300 ha de montado de sobro passam a constituir um espaço de estudos de longo prazo (mais de 30 anos) para questões de ecologia ligadas ao montado.